O tratamento da acupuntura para alívio das dores musculares

Durante a inserção da agulha de acupuntura em um ponto local na área dolorida, o estímulo libera impulsos que sai do acuponto para a medula espinhal para ativar os neurônios espinhais e secretar substâncias para inibir as mensagens de dor. Em seguida, os estímulos produzidos pela agulha são retransmitidos através de células para o mesencéfalo e para a pituitária (regiões do cérebro).

Como é o raciocínio da técnica de aplicação de agulhas chinesas

A acupuntura trabalha com o equilíbrio energético do organismo, e acredita que todo o funcionamento do nosso corpo acontece em conjunto e por isso, deve ser tratado em conjunto. Quando você sente dor, portanto, significa que ela está ligada a outros pontos do organismo. E só trabalhando cada parte do corpo é possível estabelecer o equilíbrio necessário para não sentir dores musculares. A partir do diagnóstico do desequilíbrio é possível tratá-lo de maneira eficaz.

Evidências da acupuntura no tratamento para dor na lombar

São diversas as causas das dores na coluna como hérnia de disco, artrite, estenose lombar, escoliose, protusão do disco, nervo pinçado, ciático, etc. A dor pode vir de pinçamentos ósseos (desequilíbrios ósseos) ou de partes moles (músculo-esqueléticas).

Com a utilização de agulhas, a técnica oriental estimula a liberação de substâncias químicas no organismo e pode adquirir efeito analgésico e antiinflamatório.

A acupuntura não apenas alivia a dor, mas também reduz o espasmo muscular promovendo aumento na movimentação. Isso demonstra a boa eficácia da acupuntura no tratamento de dores musculares, dores na coluna e nas articulações.