Diga adeus à TPM

COMO A ACUPUNTURA PODE AJUDAR VOCÊ A COMBATER ESSE MAL QUE ATINGE A MAIORIA DAS MULHERES

Cada vez mais presente no mercado de trabalho e no orçamento doméstico, a mulher moderna tem uma carga muito grande de atribuições,tanto profissional quanto no lar. Para não ficar maluca com tantas atribuições e ter uma vida social equilibrada, é preciso aprender a controlar a famosa e temida TPM (tensão pré-menstrual)
A TPM é causada pelo aumento de alguns hormônios, principalmente do estrógeno, no corpo da mulher durante o período que antecede a menstruação. Neste período as atividades cotidianas, relações de trabalho e convivência interpessoal podem ser prejudicadas.
Esta síndrome que atinge aproximadamente 75% das mulheres em idade fértil pode surgir em qualquer idade e se estender até a chegada da menopausa. Entre os mais de 150 sintomas físicos e emocionais que atingem as mulheres durante esta fase, os mais comuns são: insônia, cólicas, irritabilidade, dor nas pernas, nas mamas, dor de cabeça inchaço causado pela retenção de líquidos, mudanças de apetite e de humor. A quantidade e a intensidade desses sintomas variam de mulher para mulher a cada ciclo.
Na semana que antecede “aqueles dias”, os sintomas psicológicos são mais intensos que os físicos.E nessa hora, não há remédio que alivie. A boa noticia ás mulheres e, claro aos marido, namorados e filhos, é que vários estudos indicam que acupuntura promete amenizar esses problemas.
A técnica tem comprovado suas eficácia para aumentar a diurese e reduzir as oscilações emocionais e a ansiedade.
“Quando chegam até nós as mulheres que sofrem com a TPM já tentaram muitos tratamentos, e vêm, portanto buscar a acupuntura como último recurso, e ficam surpresas com os resultados”, destaca o acupunturista Dr. Antonio Cezar Mendes dos Santos.
TRATAMENTO
O ideal, de acordo com o especialista é que se faça um tratamento de oito a dez sessões. No início e necessário que a paciente passe por sessões semanais e conforme forem melhorando os sintomas haja um intervalo maior somente para prevenção, na semana anterior a menstruação.
Dr. Antonio Cezar afirma que a acupuntura, associada a uma alimentação saudável e atividade física moderada, pode ter grande eficácia no tratamento da TPM, seja durante o período sintomático, seja fora dele, visando a modificar as condições que predispõem ao aparecimento sintomas.
“Umas das barreiras para o tratamento com acupuntura é fazer as pessoas entenderem que, apesar de usar agulhas, não é uma experiência dolorosa”, ressalta. É um procedimento para liberar os analgésicos naturais do próprio corpo e que não apresenta efeitos colaterais se comparado a tratamentos medicamentosos.
Em conjunto com acupuntura, Dr. Antonio Cezar associa em tais tratamentos outras especialidades para um resultado eficaz. Ultrason infravermelho, continuas eletro acupuntura, cromoterapia, aromaterapia, fototerapia, cristais magnéticos, reiki, reflexologia podal e shiatsu, sempre com o acompanhamento de dois ou três profissionais no mesmo atendimento.
EFICÁCIA COMPROVADA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o documento “Acupunture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials”, no qual expõe que a acupuntura proporcionou, em 92% dos casos, o alivio completo dos sintomas da TPM, sem recorrência por seis meses, além de diminuir as dores menstruais com 91% dos casos.
DORES
Sabe-se da eficiência da acupuntura no tratamento das dores consequentes a diversas causas, assim como se tem comprovado no artigo publicado na revista “Anestesia e analgesia”. Os outros assinalaram que 53% dos pacientes que foram tratados com acupuntura obtiveram melhora, comparados com 45% das pessoas que receberam placebo-agulhas colocadas em pontos irrelevantes.

QUAL É A SUA?
DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS EXISTEM QUATRO TIPOS DE TPM:
TipoA Cujas as características principais estão ligadas a ansiedade e suas conseqüências.

TipoB Que apresenta sintomas de compulsão alimentar, principalmente por doces e chocolates.

TipoC Com depressão nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação.

TipoH Que apresenta dor e inchaço nos seios, dores de cabeça, gazes, dores nas pernas e distúrbio do sistema nervoso central.