Curiosidades para você perder o medo de Acupuntura

1. Existe acupuntura sem agulha
Existem outros tipos de acupuntura, sendo eles a eletromagnética e a laser. Na eletromagnética, determinados pontos são estimulados com dois eletrodos posicionados a uma determinada distância um do outro para proporcionar a passagem de uma corrente entre os mesmos. O resultado com esta terapia é obtido com rapidez e eficiência, principalmente em casos de dor aguda nas articulações. Na acupuntura a laser, determinados pontos são estimulados com uma caneta de emissão de laser, posicionada no ponto energético escolhido, para proporcionar uma estimulação programada em virtude do quadro avaliado.

2. Cada caso é um caso
Os tratamentos de uma mesma patologia podem ser diferentes. Por exemplo, você e um amigo podem estar com a mesma dor e procurar o mesmo acupunturista e receberem tratamentos diferentes. Isso acontece porque tudo depende dos aspectos e características de cada pessoa.

3. Você tem 361 pontos no seu corpo
A prática da Acupuntura divide o corpo em pontos, que estão dispostos ao longo de meridianos que se estendem pelo corpo e representam áreas onde existe intensa atividade nervosa. Já os meridianos representam as redes interligadas que cobrem o corpo com seus pontos. Ao todo, além de cerca de 361 pontos, temos 14 meridianos principais.

4. A espessura das agulhas é muito mais fina do que as agulhas de seringas
A espessura de uma agulha de acupuntura mal se compara a uma agulha de costura, e equivale a fios de cabelo. Essa espessura é devido ao fato de que a agulha não coleta sangue, ou seja, não há um duto interno como nas agulhas de seringa.

5. Ideal para as mulheres
A acupuntura diminui os incômodos da tensão pré-menstrual através da regulação das funções corporais e hormonais, ajudando também nos sintomas de menopausa, irregularidade menstrual e infertilidade.