Acupuntura também na oftalmologia

A acupuntura tem sido usada para ajuda nos mais diversos males. Mas agora surge no Brasil uma nova forma de abordagem. Ela poderá estar presente na área oftalmológica. A pouco tempo foi apresentado a proposta inédita de prevenção e tratamento oftalmológico por meio da medicina tradicional chinesa.

Muito se tem discutido fora do país a respeito de médicos que tratam problemas oftalmológicos pela acupuntura. É algo pouco difundido aqui.

Não tinha até então alguém com experiência neste assunto. Agora, temos essa proposta de trazer o tratamento para o Brasil e mostrar para os médicos a possibilidade de atuar como coadjuvante, pois temos vários oftalmologistas que também são acupunturistas. Portanto, esta é uma chance muito boa de ter mais uma opção para tratar o paciente.

É preciso destacar que o objetivo não é ter a acupuntura como tratamento principal, mas sim como auxiliar.

Em alguns problemas, como por exemplo, nas moscas volantes, não se tem muito o que fazer em termos de oftalmologia, então, a acupuntura pode ajudar. Assim como vários trabalhos indicam também ao glaucoma para diminuir a pressão nos olhos. E ainda existem coisas mais simples onde o resultado é satisfatório, como na conjuntivite e alergias oculares.

A acupuntura vê e trata o indivíduo como um todo, melhorando assim toda a saúde ocular. E não é preciso temer. As agulhas não são aplicadas nos olhos. Os pontos são principalmente nos pés e nas mãos. Pode ter pontos próximos aos olhos, mas nada diretamente na parte ocular.