Acupuntura no tratamento de TOC

Nomeado de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), é um diagnóstico que se refere a paciente que sofrem de obsessões e/ou compulsões recorrentes que consomem tempo ou causam sofrimento marcado ou dano significativo.

O transtorno muitas vezes tem um grande impacto sobre a qualidade de vida do doente e da sua família.
O transtorno obsessivo compulsivo responde muito bem ao tratamento de acupuntura. A acupuntura pode prover equilíbrio e melhora significativa.

É obrigatório o diagnóstico adequado mediante o pulso e a língua antes de se decidir a linha de tratamento e a seleção de pontos.

Igualmente, devem se tomar em consideração outras informações fornecidas pela aplicação dos quatro métodos diagnósticos da Medicina Tradicional Chinesa, como por exemplo, o habitat e o estilo de vida dos pacientes, relacionado com o excesso de atividade sexual e de trabalho, alimentação adequada, etc.

O tratamento deve se basear na análise apropriada das manifestações individuais, já que cada paciente é diferente e, portanto, também o tratamento.

Nos pacientes com TOC parece haver excesso de calor em certos meridianos, o qual deve ser clareado ou controlado mediante o fortalecimento de outros canais deficientes.

Com ajuda da acupuntura no tratamento do transtorno obsessivo compulsivo, pode-se manter o equilíbrio psicológico com resultados duradouros.