Acupuntura no auxilio do tratamento a depressão

Atualmente, cada vez mais as pessoas vem procurando alternativas para os medicamentos antidepressivos, devido a seus efeitos colaterais como sonolência excessiva e náuseas. Novas pesquisas médicas sugerem que a acupuntura é uma opção promissora.

Um estudo recente encontrou que a acupuntura poderia ser tão eficaz quanto os antidepressivos, e outro estudo científico encontrou que a acupuntura pode ajudar a tratar os efeitos colaterais destes medicamentos, e promover uma ação sinérgica quando associada, trazendo maiores benefícios aos pacientes.

Foi encontrado também que a acupuntura tem efeito positivo no tratamento da depressão por alterar a neuroquímica cerebral, com o aumento da produção de serotonina e endorfinas, pode ser benéfica no tratamento da depressão pela ativação de outras vias neuroquímicas, inclusive as que envolvem dopamina.

O estímulo de alguns pontos de acupuntura demonstrou afetar áreas cerebrais conhecidas por reduzir a sensibilidade a dor e stress, assim como promover o relaxamento e desativação da porção “analítica” cerebral, responsável pela ansiedade e sofrimento.