Acupuntura é alternativa para reduzir dores de mulheres com endometriose

Quem sofre de endometriose pode encontrar na acupuntura uma alternativa para as dores, muitas vezes incapacitantes, causadas pela doença. Segundo estudos internacionais, até 80% das pacientes submetidas a esse tratamento apresentam resultados positivos. Os relatos indicavam que, em média, o nível da dor caía entre 50% e 60% já na primeira sessão.

A técnica parte do princípio de que as doenças não se limitam a um órgão ou região específica. Elas são frutos de desequilíbrios energéticos do organismo, traduzidos em conjuntos de sinais e sintomas que, uma vez reunidos, dão origem aos dão origem a padrões sindrômicos que correspondem a diferentes diagnósticos. Dessa forma, não é possível estabelecer uma conduta de tratamento padronizada – é necessário analisar as particularidades de cada paciente.

A acupuntura visa principalmente o alívio das cólicas provocadas pela endometriose. Porém, fica o alerta: É indispensável avaliação de um ginecologista, visto alguns casos terem necessidade cirúrgica.

Vale ressaltar que outras afecções ginecológicas como Ovários Policísticos, infertilidade, climatério também têm boa resposta ao tratamento com acupuntura.