Acupuntura atuando na redução de melasma

Melasma é uma condição dermatológica caracterizada por manchas acastanhadas de diversas tonalidades que afeta principalmente a face em sua disposição característica de lábio superior, malar, frontal, nariz e queixo, às vezes, incluindo também o pescoço e o braço.

Em um estudo realizado no Brasil, observou-se que 25% das pacientes mulheres que procuraram por uma queixa dermatológica foram por causa do melasma, que acomete cerca de 6 a 9% da população brasileira, variando em diferentes regiões do país.

Apesar da causa exata do melasma não ser totalmente conhecida, são citados três principais fatores relacionados que seriam a exposição solar, gravidez e tratamento hormonal, envolvendo o uso dos estrógenos, sendo a exposição solar o fator desencadeante e mantenedor das manchas mais importantes. Por isso uma das questões indiscutíveis no tratamento do melasma é o uso do filtro solar. O que acontece é que há uma produção maior de melanina localizada, induzida por fatores acima descritos.

Existe um estudo de revisão sobre melasma e acupuntura que considera a possibilidade da acupuntura atuar nos fatores como diminuição da ação estrogênica sobre a lesão, diminuição da peroxidação lipídica, diminuição do hormônio alfa melanócito estimulante, e aumento do nível de superóxido dismutase. Nas lesões também foram demonstradas micro inflamações e a ação antiinflamatória da acupuntura que já conhecemos.

A ação sistêmica da acupuntura no tratamento do melasma passa a ser importante, devendo regularizar a energia do Fígado (Gan), Coração (Xin emoções – Shen) e Pulmão (Fei – Pele). Localmente, utilizamos pontos faciais, pescoço ou braços de ação loco-regional. Podemos potencializar a ação desses pontos com eletroacupuntura com sua ação anti-inflamatória e micro circulatória de drenagem e suave tonificação.

Como citado em várias literaturas, o melasma tem um impacto emocional muito importante nos pacientes. Existe uma diminuição da auto estima, sensação de frustração, o sentir-se envergonhada, deprimida e não atraente, principalmente no âmbito feminino, já que a maior incidência dessa patologia é percebida em mulheres.

A acupuntura, além da ação efetiva de clareamento das manchas, pode ajudar, sensivelmente, nas questões emocionais acima relatadas. As narrativas de pacientes com melasma em tratamento com acupuntura relatam uma melhora do auto-estima, mudança de atitudes e pensamentos muito mais positivas em relação à vida, e principalmente, a mudança da percepção de si mesma, e de auto valorização importante para a melhoria de qualidade de vida dessas pacientes.