Acupuntura ameniza os efeitos da TPM

O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são comuns.

Além da instabilidade emocional que incomoda quem está por perto, a Tensão Pré Menstrual (TPM) traz cólicas, retenção de líquidos, inchaço abdominal, dores de cabeça, aumento do apetite (70%) e dificuldade de concentração (mais de 50%). A boa notícia é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.

A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos. Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo. No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva.

Para equilibrar a situação, de maneira geral, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga (próximos ao umbigo), do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e dos hormônios.

É sugerido, de maneira geral, um tratamento de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior á menstruação. Mudar hábitos alimentares também é um bom aliado nesse tratamento.