Acupuntura age com sucesso contra Rinite Alérgica

A Medicina Chinesa oferece um tratamento seguro e de resultados satisfatórios, que possibilita o afastamento gradual da medicação, até abolição do seu uso. O tratamento com acupuntura para rinite alérgica, sem efeitos colaterais, é bem aceito inclusive por crianças e começa com até três aplicações por semana, reduzindo-se a frequência de acordo com a melhoria do paciente. Evidentemente o paciente deve evitar, sempre que possível, o contato com os agentes causadores da doença, citados no início deste texto, embora no fim do tratamento da acupuntura deva estar mais resistente aos agentes alérgicos.

Em casos de sintomas mais exuberantes, a acupuntura pode estar ainda associada à fitoterapia, obtendo-se uma resposta muito boa na grande maioria dos casos, muitas vezes com alívio dos sintomas imediato, principalmente em relação à obstrução nasal, facilitando assim a adesão ao tratamento.

Os resultados de um experimento australiano deste antigo tratamento chinês provaram que a acupuntura poderia ajudar a aliviar os sintomas da rinite alérgica em até quatro semanas.

A rinite alérgica não afeta somente o dia-a-dia das pessoas que sofrem desta condição, os espirros, coriza e congestão, podem também, afetar o sono e diminuir a sua produtividade no trabalho.

A acupuntura vem sendo usada recentemente como uma opção terapêutica para a rinite alérgica, para diminuir a inflamação e os sintomas, com melhora na qualidade de vida destes pacientes.

Ela surge como uma opção interessante e segura, com boa eficácia e sem riscos de efeitos adversos comuns a medicamentos utilizados no tratamento crônico de rinite alérgica.