A acupuntura pode ajudar no tratamento da rinite alérgica?

A rinite alérgica afeta aproximadamente 10 a 40% da população mundial, e pode ter impacto econômico e de saúde pública considerável. Evidências de revisões sistemáticas sugerem que a acupuntura pode ser uma terapia segura e eficaz para rinite alérgica, com benefícios que superam os medicamentos farmacológicos convencionais.

O tratamento com acupuntura para rinite alérgica, sem efeitos colaterais, é bem aceito inclusive por crianças e começa com até três aplicações por semana, reduzindo-se a frequência de acordo com a melhoria do paciente.

Pode aliviar os sintomas de rinite crônica e tem efeitos similares aos medicamentos anti-histamínicos, que quando usada junto ao tratamento convencional tem efeitos clínicos relevantes e persistentes.

Em casos de sintomas mais exuberantes, a acupuntura pode estar ainda associada à fitoterapia, obtendo-se uma resposta muito boa na grande maioria dos casos, muitas vezes com alívio imediato dos sintomas, principalmente em relação à obstrução nasal.

Pacientes que receberam o tratamento por acupuntura reportaram um aumento na qualidade de vida. Os efeitos positivos parecem durar até quatro semanas após o término do tratamento.

A acupuntura surge como uma opção interessante e segura, com boa eficácia e sem riscos de efeitos adversos comuns a medicamentos utilizados no tratamento crônico de rinite alérgica.