A Acupuntura e a Acne

A medicina tradicional Chinesa não se centra na resolução dos sintomas, mas na eliminação das suas causas. O tratamento de acne através da medicina tradicional chinesa representa uma abordagem mais holística e completa, e leva em consideração o equilíbrio de nosso corpo, para controlar os mecanismos responsáveis pelo surgimento da acne.

Ao invés de utilizar sobre o corpo compostos farmacêuticos, o recurso à acupuntura procura corrigir os desequilíbrios do nosso organismo, assim resolvendo o problema da acne nas suas origens. Para isso, a acupuntura incide sobre os “meridianos”, ou os canais por onde flui a nossa energia. O realinhamento destes canais permite eliminar as causas da acne, mas apesar do seu nome a acupuntura estética faz mais do que melhorar o nosso aspecto físico, pois quando reduz as inflamações ou move energia estagnada, contribui para um aumento geral da nossa saúde. Segundo a medicina tradicional chinesa, os pulmões são dois dos órgãos que mediam a acne, pois regulam a nossa respiração e a abertura dos poros. Também o estômago influencia o surgimento de borbulhas se produzir calor excessivo. Corrigindo a função destes órgãos, o tratamento de acne oferece pele mais saudável e órgãos digestivos mais eficientes.

Como a acupuntura cura a acne

A acupuntura consiste na inserção de agulhas extremamente finas nos pontos fulcrais dos canais de energia do nosso corpo. No caso da acne, o tratamento procura aliviar o calor produzido por pulmões e estômago, aliviando os sintomas de inflamação que resultam na acne.

Para tal, os terapeutas inserem as agulhas ao longo dos canais de pulmões e estômago, que se encontram ao longo dos braços e pernas. No caso da acne provocado pelo ciclo menstrual, as causas prendem-se com sangue estagnado e perturbações na nossa energia vital. Aí, os pontos de intervenção serão no pé, fígado e pâncreas.