10 dos principais benefícios da acupuntura para a boa forma e saúde

1. Acupuntura ajuda a emagrecer
A acupuntura ajuda a emagrecer porque trabalha os pontos e órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome, compulsão alimentar, equilíbrio hormonal e até mesmo aos níveis de glicose no sangue.

2. Melhora a dor nas costas
O uso da acupuntura para tratar a dor lombar é bastante documentando na literatura científica, sobretudo para tratar a dor crônica – que é definida como a dor que persiste por mais de três meses. Um estudo publicado recentemente demonstrou que voluntários que receberam o tratamento com agulhas tiveram uma melhora de 15% nos seus sintomas em relação àqueles que somente receberam medicamento e tratamento com quiropraxia.

3. Reduz o estresse
Grande parte das pesquisas sobre os benefícios da acupuntura concentra-se nos efeitos da terapia sobre a ansiedade e o estresse. Estudos recentes têm demonstrado que a acupuntura é eficiente neste tratamento porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como por exemplo, o cortisol.

4. Diminui problemas estomacais
Um estudo publicado por pesquisadores brasileiros concluiu que mais um dos benefícios da acupuntura é aliviar a azia e a má digestão em mulheres grávidas. Ao final do estudo, 75% das gestantes que haviam recebido tratamento com acupuntura relataram uma diminuição da azia e no uso de medicamentos.

5. Traz alívio para as dores de cabeça
A acupuntura produz um feito anti-inflamatório, analgésico e atua como um relaxante muscular, aliviando tanto a cefaleia como a enxaqueca crônica.

6. Diminui a ansiedade e sintomas da depressão
A acupuntura ajuda a melhorar alguns transtornos emocionais porque trabalha alguns pontos relacionados à produção de hormônios do bem estar, como a endorfina e a serotonina. A técnica também leva ao relaxamento e a um equilíbrio no fluxo de energia, o que diminui a ansiedade e melhora alguns dos sintomas relacionados à depressão.

7. Acelera a recuperação de lesões
Existem pontos específicos de acupuntura que podem aumentar a circulação, reduzir a inflamação e diminuir a formação de cicatrizes, diminuindo o tempo de recuperação das lesões e até mesmo de alguns tipos de cirurgia.

8. Alivia os sintomas da TPM
Para quem sofre com cólicas, inchaço, mau humor e dores de cabeça durante o período pré-menstrual, a acupuntura pode ser de grande auxílio, pois ajuda a regular o sistema nervoso e endócrino, além de melhorar o funcionamento do fígado – todos eles ligados à TPM.

9. Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia
Alguns dos sintomas associados ao tratamento do câncer com quimioterapia – como febre, náuseas, depressão, boca seca, constipação, diarreia e suor noturno – podem ser minimizados com sessões paralelas de acupuntura.

10. Trata diversos tipos de dores
Além das dores nas costas, os benefícios da acupuntura também abrangem outros tipos de dor crônica e aguda, como artrite, dor no túnel do carpo, cólica menstrual, dor no pescoço, fascite plantar, dor no joelho, tendinite, entre outras. Como já vimos isso se deve ao fato da acupuntura trabalhar determinados pontos com estagnação de energia e restabelecer o equilíbrio do organismo, diminuindo inflamações e aliviando tensões musculares.
Asma, alergias, sinusite e rinite também são algumas das condições que comprovadamente podem ser tratadas através de sessões de acupuntura.